domingo, 30 de abril de 2017

Usar a Frakta

Muito divertido. A Balenciaga fez uma versão da ecobag da Ikea com a mesma cor e praticamente a mesma dimensão, só que é feita de couro. Custa 2.145 dólares, enquanto a da empresa sueca custa 0,99 cêntimos. Entretanto a Ikea fez um anúncio pedindo aos clientes para comprarem a sua bolsa que tem o nome de Frakta. É a original. Em plástico. A outra não passa de uma cópia.

Arte Africana

Na nova galeria da Fundação Louis Vuitton, projectada pelo arquitecto Frank Gehry, encontra-se até 28 de Agosto uma exposição intitulada Art/Africa. Abrangente, celebra as práticas de artistas que abordam as questões de colonialismo, identidade negra sob o apartheid, política de género e activismo. A primeira imagem é uma instalação botânica de Rashid Johnson, nascido em Chicago, que produz um trabalho na linha do movimento que considera que a arte não deve ser definida pela raça. O sul-africano Nicholas Hlobo explora questões de masculinidade, identidade sexual e conflito social. Usa materiais naturais e artificiais como couro, renda, cetim e tubos de borracha de pneus de carros para criar obras escultóricas de grande dimensão. JD 'Okhai Ojeikere foi um dos fotógrafos mais proeminentes da Nigéria. Até morrer em 2014, aos 83 anos, viajou por todo o país produzindo trabalhos que meticulosamente documentaram a cultura nigeriana. Uma selecção de uma das suas séries mais famosas, integra 1.000 fotos de penteados únicos feitas em Lagos.

Crime em Istambul

O fundador iraniano de uma rede de televisão por satélite de língua persa foi morto a tiros no bairro de Maslak, em Istambul, ao lado de um parceiro comercial kuwaitiano. Dois atiradores mascarados abriram fogo contra Saeed Karimian da GEM TV depois de bloquearem o seu carro com um SUV que a polícia encontrou mais tarde abandonado e queimado. A GEM, que tem escritórios no Dubai e na Turquia, retransmite novelas turcas e outros programas de entretenimento. A rede foi criada em 2001 em Londres, mudando-se depois para os Emiratos Árabes Unidos. Saeed Karimian, 45 anos, foi julgado e condenado~à revelia em 2016 a seis anos de prisão por um tribunal de Teerão por "espalhar propaganda contra o Irão". Era criticado por mostrar programas que vão contra os valores islâmicos e propagar a cultura ocidental. Segundo o The Guardian, possuir uma antena parabólica no Irão é ilegal. Membros da família disseram que Karimian tinha sido ameaçado pelo regime iraniano nos últimos três meses e, como resultado, planeava deixar Istambul e voltar para Londres. No entanto, fontes da BBC sugeriram que a morte pode estar relacionada a negócios e gangues. O assassinato ocorreu no mesmo dia em que o presidente turco Erdogan, agora com poderes executivos praticamente ilimitados após o recente referendo constitucional, bloqueou a Wikipedia e proibiu programas de namoro na TV.

A Gray State

A Gray State, o documentário de Erik Nelson foi apresentado há dois dias no Tribeca Film Festival, em Nova Iorque. É sobre David Crowley, um veterano das guerras do Iraque e do Afeganistão, visionário e activista político do alt-right que se tornou cineasta em 2010. O projecto propunha-se representar um mundo onde as liberdades civis estavam sendo violadas por um governo federal excessivamente poderoso que pretendia transformar a América num país onde se impunha a lei marcial, a militarização da polícia e a vigilância de alta tecnologia. Em Janeiro de 2015, David Crowley foi encontrado morto na sua casa, junto com a esposa e a filha de 5 anos. O Dakota County Sheriff’s Office afirmou que as mortes lhe pareceram "suspeitas". Os teóricas da conspiração acreditam que ele e a família foram assassinados pelo governo dos Estados Unidos. "Fiquei fascinado por esta bizarra figura. Um poeta disse que os produtos mais puros da América enlouquecem e Crowley ficou louco. Politicamente, o meu filme é uma amostra dos loucos americanos. Mas não é só o lado político, tem a ver com a ideia narcisista de que se pode fazer um filme de Hollywood no nosso quintal. A cultura da selfie, ser uma estrela do You Toube... o epicentro de todas essas coisas diferentes que definem a América de hoje, infelizmente. Se Trump é o sintoma, eu acho que este filme é sobre a doença", afirmou Erik Nelson que contou com a colaboração de Werner Herzog que, na posição de director executivo, "me ajudou a manter a sanidade mental".

Bomb Magazine

A Bomb Magazine comemora o seu 36º aniversário no dia 5 de Maio. Além da tradicional Gala haverá também um leilão de obras de arte. Esta revista trimestral editada por artistas e escritores, sem fins lucrativos, foi fundada em 1981 por um grupo de artistas radicados em Nova Iorque. A actriz Betsy Sussler, a fotógrafa Sarah Charlesworth,  o escritor e crítico de tendências Glenn O´Brien e o cineasta Michael McClard arrancaram com o projecto.. É publicada pela New Art Publications, Inc. Ainda conheci os escritórios da revista no SoHo, mas com a subida galopante das rendas mudou-se para Brooklyn.

Crescimento dos Muçulmanos

No próximo meio século, o longo reinado do cristianismo como a maior religião do mundo pode chegar ao fim, de acordo com um relatório recém-lançado que se baseia nas primeiras projecções de crescimento populacional do Pew Research Center para grupos religiosos . Os muçulmanos crescerão mais do dobro da população mundial entre 2015 e 2060 e, na segunda metade deste século, provavelmente superarão  os cristãos como o maior grupo religioso do mundo. Enquanto a população mundial deverá crescer 32% nas próximas décadas, espera-se que o número de muçulmanos aumente em 70% . Passe de 1,8 biliões em 2015 para quase 3 biliões em 2060. Em 2015, os muçulmanos representaram 24,1% da população global. Quarenta e cinco anos depois, espera-se que constituam mais de três em cada dez das pessoas do mundo. Ou seja 31,1 por cento. As principais razões para o crescimento do Islão envolvem dados demográficos simples. Para começar, os muçulmanos têm mais filhos do que os membros dos outros sete grupos religiosos principais analisados ​​no estudo. As mulheres muçulmanas têm uma média de 2,9 crianças, significativamente acima dos cristãos (2,2) e a média de todos os não-muçulmanos (2,2). Por outro lado, os muçulmanos têm a média de idade mais jovem (24 em 2015) de todos os principais grupos religiosos. Sete anos mais jovem do que a idade média dos não-muçulmanos (32).

sábado, 29 de abril de 2017

E depois?

Julian Assange‏ @JulianAssange  8 hHá 8 horas
Mais
 Ever wondered where modern art came from? The CIA cashed it up as a cultural weapon to attract the "educated". True.
Modern art was CIA Weapon.

O fundador da Wikileaks refere um artigo publicado no The Independent sobre como a CIA usou artistas inconscientes numa guerra fria cultural. "Durante décadas nos círculos de arte, foi um boato ou uma piada, mas agora está confirmado como um facto. A Agência Central de Inteligência usou a arte moderna americana - incluindo as obras de Jackson Pollock, Robert Motherwell, Willem de Kooning e Mark Rothko -como uma arma na Guerra Fria. À maneira de um príncipe renascentista, excepto que agiu secretamente, a CIA promoveu a pintura expressionista abstracta americana em todo o mundo durante mais de 20 anos... A CIA apoiou-os porque na guerra de propaganda com a União Soviética, este novo movimento artístico podia ser mantido como prova da criatividade, da liberdade intelectual e do poder cultural dos EUA. A arte russa, amarrada à camisa de forças ideológica comunista, não podia competir"

Revistas


Luka Sabbat


Saber a verdade?

Será que o presidente Donald Trump permitirá que o público tenha acesso aos milhares de arquivos secretos do governo sobre o assassinato de John F. Kennedy em 1963. Um acontecimento que, mais do que qualquer outro na história americana moderna, alimentou teorias de conspiração. A resposta deve vir dentro de meses. Ou mesmo de semanas. Trump tem seis meses para decidir se vai bloquear a libertação de cerca de 3.600 arquivos relacionados com o assassinato que ainda estão selados nos arquivos. Pelo que se sabe, a maioria dos documentos vem da CIA e do FBI. Há quem garanta que essas agências estão com o rabo preso na morte de Kennedy.  Pela primeira vez, a Casa Branca reconheceu que está focada na questão. Muitos dos documentos são conhecidos dos funcionários da CIA que acompanharam uma misteriosa viagem que Oswald fez à Cidade do México, onde visitou as embaixadas soviéticas e cubanas, várias semanas antes do assassinato. Pelo menos 400 páginas dos arquivos envolvem E. Howard Hunt, o ex-agente da CIA transformado em conspirador do Watergate que alegou no seu leito de morte ter tido conhecimento prévio do assassinato de Kennedy. Os documentos mostraram que tanto a CIA como o FBI tinham informações muito mais extensas sobre Oswald - e o perigo que ele representava para JFK- do que as agências admitiram na investigação Warren. As provas parece terem sido retiradas da comissão por medo de revelar como a CIA e o FBI tiveram a oportunidade de parar Oswald. E não o fizeram.

Jogadas sunitas

Há um facto incontestável. O Estado Islâmico nunca agrediu verbalmente ou fisicamente Israel. O ex-ministro da Defesa israelita, citado pelo Times disse que os combatentes do ISIS têm, pelo menos uma vez, pedido desculpa por terem atacado erroneamente soldados das FDI nos Montes Golã. Moshe Yaalon admitiu que Israel tem um canal de comunicação aberto com uma célula do Estado Islâmico que opera em Gollan Heights. Enquanto a posição oficial de Israel é de perseguir a neutralidade no conflito sírio, Telavive já se envolveu em operações militares na Síria geralmente sob o pretexto de impedir a suposta transferência de armas ao Hezbollah, considerado um grupo terrorista por Israel. Enquanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu justificou as incursões repetidas, explicando que os aviões da IDF se dirigiram a um comboio de armas do Hezbollah, Damasco disse que os ataques israelitas só beneficiam o Estado Islâmico e outros grupos jihadistas. "Presume-se que esses terroristas estão lutando por Israel que tem objectivos comuns com a Turquia, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Arábia Saudita, Catar e outros países", afirmou Assad.

A diversão de Kim

Num comentário sobre a situação na Coreia do Norte, o presidente das Filipinas pediu aos EUA que mostrem contenção após o último teste de mísseis de Kim Jong Un que "quer acabar com o mundo". O contundente Rodrigo Duterte disse que a região do Sudeste Asiático estava extremamente preocupada com as tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte e que um passo em falso seria uma "catástrofe". Referiu ainda à agência Reuters: "Parece que há dois países brincando com os seus brinquedos e esses brinquedos não são realmente para entreter". Também advertiu os Estados Unidos, a China, o Japão e a Coreia do Sul que estão perante um indivíduo que se diverte com a perspectiva de disparar mísseis. "Kim simplesmente quer acabar com o mundo. É por isso que ele está muito feliz, está sempre sorrindo... " Por outro lado, em Londres, o primeiro-ministro do Japão sublinhou que nada de conversas com a Coreia do Norte, enquanto o país comunista continuar com as suas "provocações". Numa conferência de imprensa na capital inglesa, Abe descreveu o míssil como uma "grave ameaça que não pode ser tolerado."

The Perfect Kiss


O premiado cineasta Jonathan Demme morreu esta semana. Tinha 73 anos.  Além dos filmes como "O Silêncio dos Inocentes", "Melvin e Howard", "Filadélfia" ou  "Stop Make Sense" também dirigiu o vídeo The Perfect Kiss da banda New Order. Foi rodado no estúdio Britannia Row Studios em 1985.

Vito Acconci (1940-2017)

Morreu Vito Acconci, um pioneiro radical da performance que usou o seu corpo para explorar temas de voyeurismo, sexualidade, narcisismo e identidade. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral, de acordo com o dealer e curador Kenny Schachter que colaborou durante anos com este artista que começou como poeta no início dos anos 60. Nascido no Bronx em 1940, filho de um fabricante de roupões, foi um dos maiores inovadores no campo da pesquisa visual, arquitectura e arte pública. Inquieto, crítico do sistema artístico e alérgico às modas entrou em conflito com os códigos do sistema político-cultural. Explorar territórios diferentes era para ele a única maneira de buscar um sentido genuíno no impulso acto criativo. "I never like art", disse numa entrevista. Um criador que odiava a palavra arte. A imagem, em baixo, é da galeria ConTEMporary do meu amigo Kenny Schachter que fica na West Village, em Nova Iorque. Foi ali que conheci Accconci, o autor daquele espaço cinzento, metálico e escultórico. O oposto do normalizado cubo branco.

Mark Bradford


Mark Bradford afirma que o New York Times publicou fotos da sua obra sem permissão. São "imagens de obras inacabadas" que integram a exposição no pavilhão dos Estados Unidos na 57ª edição da Bienal de Veneza com o título de Tomorrow Is Another Day. "Eu sabia que havia um problema porque enviei vários e-mails e houve apenas silêncio", disse o artista americano que vai representar o seu país. O conceituado" jornal também ignorou Joshua White, o autor das fotos, que se mostrou surpreendido. Irritado, criticou a falta de protocolo ético da referida publicação. O artista também expressou desconforto com o close-up usado bem como a imagem do cabeçalho no artigo. "O retrato realmente incomodou-me. Não gostei da manipulação, deram a ideia que era uma citação minha. Isso torna-me uma pessoa zangada, um estereótipo". O artigo dizia: "Como é que ele pode representar os Estados Unidos no exterior num momento em que como homem negro gay e auto-proclamado liberal e progressista não se sente representado pelo governo?". O californiano Mark Bradford, 55 anos, apesar de se sentir agravado pelo artigo continuou o seu trabalho ainda com mais afinco. "Eu sou um Escorpião, sou como a Fénix. Ninguém me vai roubar a vida do meu projecto", acrescentou.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Spy Cat

 WikiLeaks retweetou
 Yahoo UK News‏Conta verificada @YahooNewsUK  2 hhá 2 horas
Mais
 CIA tried to create ‘spy cat’ using implanted microphones to snoop on Russians https://yhoo.it/2pGrIHu

Ron Paul e Assange

Donald Trump depois de um tweet a dizer que amava WikiLeaks" agora aceita a ideia da CIA que quer "prender Assange", Hoje, o libertário Ron Paul, numa entrevista ao vivo com o fundador do Wikileaks deixou muita clara a sua opinião sobre o que isso sinaliza: "Não podemos permitir que esse presidente declare guerra aos que dizem a verdade". Para Assange a CIA "tem sido profundamente humilhada como resultado das nossas publicações em andamento, daí a sua acção preventiva para nos tentar desacreditar e criar uma nova categoria abrangendo Wikileaks e outros repórteres de segurança nacional para tirá-los da protecção da Primeira Emenda".

Afrikaine 808


Esqueleto de Chicago

                                     
Uma nova escultura na Foster Avenue Beach de Chicago está provocando fortes reacções dos visitantes. Trata-se de um esqueleto preto colocado sobre a relva do parque que lembra as obras do escultor suíço Alberto Giacometti. Mas a peça em questão foi criada pelo artista contemporâneo Thomas Houseago, nascido na Inglaterra e que agora reside em Los Angeles. Este seu trabalho de 2013 com o título de "Striding Figure" é influenciado pelo cubismo, performance e futurismo. Alguns visitantes expressaram preocupação, dizendo que o assunto era demasiado "escuro" para um parque que é popular entre as famílias. "Isso vai assustar algumas crianças", comentaram os críticos da figura.  

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ISIS na Índia

O terrorismo jihadista na Índia, que no passado se limitava à rebelião separatista de Caxemira, agora está prestes a adquirir uma projecção global, à medida que a radicalização e o recrutamento se tornaram mais sofisticados graças às redes sociais e à Internet. Dizia-se que os muçulmanos no resto do país haviam rejeitado os movimentos radicais que afligem outros países islâmicos. Mas a situação mudou. Há um número crescente de muçulmanos da Índia continental que estão se radicalizando. Na semana passada foram presos três suspeitos de ligações ao Estado Islâmico. A polícia recebeu informações de que alguns suspeitos em Uttar Pradesh se tinham tornado activos e estavam tentando recrutar novos membros para lançar um grande ataque terrorista no país. As investigações iniciais sobre a explosão do comboio de passageiros de Bhopal-Ujjain em Março convenceu as agências de segurança de que foi a primeira operação importante do ISIS na Índia. Teme-se que a Índia possa ser um alvo no plano jihadista global de grupos como a al-Qaeda e o ISIS, que não só estão promovendo a violência através de células adormecidas, mas também atraindo jovens muçulmanos educados e com empregos de prestígio. Alguns são médicos e engenheiros motivados através da Internet ou das redes terroristas baseadas no Paquistão. Também se acredita que muitos jovens muçulmanos indianos estejam lutando no Iraque e na Síria. A Indian Intelligence Bureau calculou em 2016 que a célula indiana da ISIS envolveu mais de 700 pessoas. Os dados sugerem que as pessoas que subscrevem esta ideologia estão presentes em toda a Índia, tornando cada vez mais difícil para as agências acompanhá-las. O Estado Islâmico é observado como uma séria ameaça à segurança. Os seus ideólogos não fazem parte de um movimento organizado, como os mujahedeen indianos, que eram relativamente fáceis de quebrar. É um fenómeno diferente. Apoia-se em diferentes células, sem ligação entre elas, e comandadas por diferentes operadores no exterior.

Bolha no Canadá


A bolha imobiliária do Canadá explodiu. "Já em Julho de 2015, quando expusemos um grande problema que nós prevíamos que assombraria o Home Capital Group, já tínhamos dito que isto poderia acontecer com o maior banco de empréstimo hipotecário. Hoje, todas essas advertências se tornaram realidade, quando o stock do Home Capital Group registou uma queda na ordem dos 60%" (Via Zero Hedge). De acordo com a Bloomberg o empréstimo de resgate não vinculativo com uma contraparte não identificada será garantido por uma carteira de empréstimos hipotecários originada pela Home Trust, Resultado: todo o mercado de crédito do Canadá está a cair.

Justiça porcina

Três militantes do Estado islâmico que se preparavam para fazer uma emboscada no norte do Iraque foram mortos por um rebanho de javalis, segundo os líderes locais. Cheikh Anwar al-Assi, chefe da tribo Ubaid e supervisor das forças anti-ISIS, disse ao jornal britânico The Times que os militantes do ISIS estavam escondidos num campo a cerca de 50 quilómetros a sudoeste de Kirkuk, quando os javalis os atacaram. Ficaram ainda feridos mais cinco jihadistas do grupo que estava prestes a atacar as tribos escondidas nas montanhas desde que os terroristas se apoderaram da cidade de Hawija há três anos. "É provável que o seu movimento tenha perturbado um rebanho de porcos selvagens que habitam a área, bem como os campos de milho próximos. Sabemos que hpouve um massacre do povo no distrito Hawija que se encontra perto da região de Kirkuk, a zona do petróleo" afirmou al- Assi .

Ameaça da Coreia do Norte

O Japão aconselha os seus cidadãos a prepararem-se para o ataque de misseis da Coreia do Norte. Desde que os Estados Unidos começaram a movimentar elementos de seu sistema Terminal High Altitude Area Defesa (THAAD) para um site de implantação na Coreia do Sul antes do esperado. É um sinal preocupante."A Coreia do Norte está falando sobre a construção de mísseis que podem chegar aos Estados Unidos, mas o regime de Kim Jong-un já tem muitos mísseis que podem chegar ao Japão". afirmou o gabinete do primeiro-ministro que emitiu novas directrizes sobre a protecção, incluindo pela primeira vez instruções sobre como responder se um míssil balístico da Coreia do Norte fosse dirigido para o Japão. "Um míssil pode ser detectado assim que sair da plataforma de lançamento, mas isso pode levar vários minutos",  disse o mayor de Osaka (Hirofumi Yoshimura), de acordo com o The Japan Times. O governo japonês quer que os seus cidadãos compreendam que a ameaça da Coreia do Norte é real.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Purga Gay

O presidente da Chechénia emitiu um alerta para a comunidade gay dizendo que vai ser eliminada antes do inicio do Ramadão que começa em 26 de Maio. A mensagem foi entregue à media local russa e confirmada pela Pink News. O ministro britânico Alan Duncan disse no parlamento: "Os grupos de direitos humanos relatam que estas campanhas anti-gays e assassinatos são orquestrados por Ramzan Kadyrov, chefe da república chechena que já fez outras outras campanhas violentas no passado. Desta vez concentrou-se na comunidade LGBT". Segundo a jornalista Elena Milashina "as detenções continuam neste momento e não podemos encontrar uma maneira de salvar aqueles homens que são vítimas de ameaças terríveis". No parlamento português foi apresentado um voto de condenação a esta purga gay na Chechénia que teve a aprovação de todos as forças partidárias. Menos do Partido Comunista (PCP) que se absteve. Uma vergonha!

Jeremy Meeks deportado

O sexy modelo americano Jeremy Meeks, que esteve preso durante dois anos por posse de armas e assaltos, tornou-se famoso como "o mais sensual condenado de sempre" em 2014, quando a polícia californiana colocou a sua fotografia on line. Agora viajou para Londres onde ia passar uma semana para filmar uma série de capas de revistas e recusaram-lhe a entrada. Segundo o Daily Mail foi deportado do Reino Unido menos de oito horas depois de ter chegado. Foi detido pelos guardas de fronteira britânicos ao chegar a Heathrow esta manhã. Descobriram na emigração que ele tinha registo criminal e meteram-no num avião para Nova Iorque.

Júri de Cannes


O Festival de Cannes, que prepara o seu 70º aniversário em grande estilo, já anunciou o júri que irá indicar o filme merecedor de receber a cobiçada Palm d`Or. Ao cineasta Pedro Almodóvar, no lugar de presidente, juntam-se a actriz americana Jessica Chastain, o realizador italiano Paolo Sorrentino, o director francês Agnès Jaoui, o coreano Park Chan-Wook, a actriz chinesa Fan Bingbing e o compositor francês Gabriel Yared. E ainda, uma surpresa, Will Smith.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Lista da Time

Saiu a lista das personalidades mais influentes de 2017 da revista americana Time que destacou figuras da mundo da moda como os estilistas Raf Simons e Alessandro Michele e a modelo plus size Ashley Graham. Das celebridades temos a actriz Viola Davis, o cantor John Legend e o apresentador RuPaul. O escolhido do futebol foi o brasileiro Neymar.

Carlo Scarpa

Enquanto Veneza se prepara para a Bienal, a editora Phaidon presta homenagem a Carlo Scarpa, lançando uma monografia sobre este arquitecto modernista que teve uma forte intervenção na cidade onde nasceu em 1906. Aos 14 anos matriculou-se na Academia Real de Belas Artes. Desde cedo "aprendeu a olhar as coisas para ver o que era novo e diferente no mundo moderno", observa Robert McCarter no livro. Na cidade ilha encontra-se quase todo o seu trabalho, incluindo pavilhões, casas, igrejas e salas de exposição. "Na minha arquitectura, todos os edifícios existentes formam uma parte do ofício", sublinhou Scarpa que também animou os antigos ofícios de construção venezianos, entendendo que a inovação do design está ligada às tradições estabelecidas. Também produziu para empresas peças em vidro que revelam uma incessante atenção aos detalhes. Foi um ávido coleccionador de livros sobre arquitectura modernista, arte, poesia e prosa. Reunia-se com artistas e intelectuais no Café Florian e na livraria Il Campanile cujo dono era um anarquista.

LafargeHolcim financiou ISIS

Eic Olsen, o diretor-geral da construtora suíço-francesa, LafargeHolcim vai deixar o cargo em 15 de Julho devido às provas confirmadas sobre financiamentos que a empresa prestava aos extremistas na Síria. Sobretudo ao Estado Islâmico. "A minha decisão foi determinada pela convicção de que isso contribuirá para a diminuição da tensão que surgiu há pouco tempo em torno da situação na Síria. Embora não tenha participado em nenhuma das violações, nem sabia sequer delas, estou seguro de que a minha retirada beneficiará a tranquilidade na empresa", disse Olsen num comunicado. Segundo o jornal francês Le Monde o gigante de materiais de construção admitiu ter realizado arranjos "inaceitáveis" para assegurar a segurança de uma fábrica de cimento na Síria, assolada pela guerra, entre 2012 e 2014. A fábrica parou de funcionar em Setembro de 2014. Anteriormente, a empresa tinha confirmado o facto de ter cooperado com grupos armados na Síria.