sábado, 29 de abril de 2017

Mark Bradford


Mark Bradford afirma que o New York Times publicou fotos da sua obra sem permissão. São "imagens de obras inacabadas" que integram a exposição no pavilhão dos Estados Unidos na 57ª edição da Bienal de Veneza com o título de Tomorrow Is Another Day. "Eu sabia que havia um problema porque enviei vários e-mails e houve apenas silêncio", disse o artista americano que vai representar o seu país. O conceituado" jornal também ignorou Joshua White, o autor das fotos, que se mostrou surpreendido. Irritado, criticou a falta de protocolo ético da referida publicação. O artista também expressou desconforto com o close-up usado bem como a imagem do cabeçalho no artigo. "O retrato realmente incomodou-me. Não gostei da manipulação, deram a ideia que era uma citação minha. Isso torna-me uma pessoa zangada, um estereótipo". O artigo dizia: "Como é que ele pode representar os Estados Unidos no exterior num momento em que como homem negro gay e auto-proclamado liberal e progressista não se sente representado pelo governo?". O californiano Mark Bradford, 55 anos, apesar de se sentir agravado pelo artigo continuou o seu trabalho ainda com mais afinco. "Eu sou um Escorpião, sou como a Fénix. Ninguém me vai roubar a vida do meu projecto", acrescentou.

Sem comentários: