segunda-feira, 20 de abril de 2020

Corona Bill


A pressão internacional sobre a China se intensificou da noite para o dia, como o ministro das Relações Exteriores francês Jean-Yves Le Drian criticou duramente Pequim por uma campanha de propaganda que Le Drian disse que parecia pretender "aprofundar divisões" na UE . Além disso, como observamos na noite passada, o maior jornal da Alemanha acusou Pequim de "exportar" o vírus, provocando uma resposta indignada do PCC. Ontem, Angela Merkel pediu ao governo chinês que seja o mais transparente possível sobre a "génese" do novo coronavírus, quando Pequim é acusada de minimizar os efeitos da pandemia em seu território. "Quanto mais transparentes os relatórios da China sobre a génese do vírus, melhor será para todos neste planeta" para "aprender com ele", disse o chanceler alemão em entrevista colectiva. 
O editor-chefe do maior jornal da Alemanha, Bild, lançou  um ataque frontal total ao presidente comunista da China, Xi Jinping, pelo fracasso de seu regime em mentir sobre o surto de coronavírus e pelas violações maciças dos direitos humanos realizadas pelo Partido Comunista, e exigindo não menos de € 149 biliões em danos como resultado das acções da China.Num artigo intitulado "O que a China nos deve" , Julian Reichelt, editor-chefe do Bild, escreveu a Jinping que "sua embaixada em Berlim me dirigiu uma carta aberta porque perguntamos no jornal Bild se a China deve pagar pelo enorme dano económico que o coronavírus está causando no mundo inteiro ".
Dirigindo-se ao presidente chinês, o editor alemão escreveu que: "Você, o seu governo e os seus cientistas sabiam há muito tempo que o coronavírus é altamente infeccioso, mas você deixou o mundo no escuro sobre isso. Seus principais especialistas não responderam quando a  os investigadores ocidentais pediram para saber o que estava acontecendo em Wuhan. Você era muito orgulhoso e nacionalista demais para dizer a verdade, o que achou uma desgraça nacional ". Reichelt disse : "Você governa pela vigilância. Não seria presidente sem vigilância. Você monitoriza tudo, todos os cidadãos, mas se recusa a monitorizar os mercados húmidos e os doentes do seu país. Você fecha todos os jornais e sites que criticam a sua política, mas não as bancas onde a sopa de morcegos é vendida. Você não está apenas monitorizando  oseu povo, mas também colocando-o em perigo - e com eles, o resto do mundo. A vigilância é uma negação da liberdade. E uma nação que não é livre, não é criativa. Uma nação que não é inovadora, não inventa nada. É por isso que você fez do seu país o campeão mundial em roubo de propriedade intelectual. A China se enriquece com as invenções de outros, em vez de inventar por conta própria. A razão pela qual a China não inova e inventa é que você não deixa os jovens do seu país pensarem livremente. O maior sucesso de exportação da China (que ninguém queria ter, mas que ainda circula pelo mundo) é o coronavírus".
O jornal Bild calculou antes do editorial de Reichelt que a China devia à Alemanha 149 biliões de euros por danos causados ​​por coronavírus, desencadeando a resposta irada da embaixada chinesa em Berlim. A Bild disse que a compensação é de € 1.784 por pessoa, se o PIB da Alemanha cair 4,2%. "

Sem comentários: