terça-feira, 28 de abril de 2020

Projecto Covid 19

No mês passado, o senador de Massachusetts Ed Markey fez um pedido ousado e urgente a que  chamou de "uma abordagem do tipo Manhattan Project" para combater a pandemia de coronavírus, dada ao impacto económico e na saúde. Agora existe um grupo operando nos bastidores, mas muito diferente do projeto original de Manhattan, é uma iniciativa do sector privado, financiada por uma pequena rede de titãs da indústria ultra-ricos que trabalham em estreita colaboração com os contactos do governo. Segundo o Wall Street Journal há "um grupo secreto de cientistas e bilionários que pressionam Trump para um plano Covid-19".Esses cientistas e os seus patrocinadores descrevem o seu trabalho como um Projeto Manhattan da era dos confinamentos. Desta vez, os cientistas estão organizando cérebros e dinheiro para destilar ideias não-ortodoxas recolhidas em todo o mundo .Eles se auto-denominam Scientists to Stop Covid 19 e incluem biólogos químicos, um imunobiologista, um neurobiólogo, um cronobiologista, um oncologista, um gastroenterologista, um epidemiologista e um cientista nuclear. Dos cientistas no centro do projeto, o biólogo Michael Rosbash, vencedor do Prémio Nobel de 2017, disse: "Não há dúvida de que sou o menos qualificado".
O grupo até agora secreto é liderado por um médico de 33 anos que se tornou capitalista de risco, Tom Cahill, que é descrito como um cruzamento de elite entre a indústria farmacêutica e os que decidem na administração Trump, ou um "conselho de revisão ad hoc" "de todos os tipos, buscando ideias inovadoras fora da caixa.
Os cientistas incluem uma dúzia de pesquisadores de renome mundial, especialistas em patologia e inventores  em rede próxima a instituições que vão desde o Laboratório de Pesquisa Scripps, em La Jolla, Califórnia, à Escola de Medicina da Universidade de Yale, Harvard, ao Laboratório de Segurança e Política Nuclear do MIT, a empresas e laboratórios privados. como Merck e outros.
As recomendações e ideias lançadas por Scientists to Stop Covid-19  já tiveram influência de longo alcance, inclusive afectando as políticas da FDA e do Departamento de Assuntos dos Veteranos, e o grupo está aconselhando o assessor de Mike Pence, Nick Ayers . Entre outros influenciadores bilionários e apoiantes da iniciativa privada estão Peter Thiel, Jim Palotta, Michael Milken, Brian Sheth e Steve Pagliuca, Larry Elisson  entre outros.

Sem comentários: