O antropólogo anarquista americano
David Graeber, fundador do movimento
Occupy Wall Street e que actualmente é professor numa universidade de Londres depois de ter sido banido das universidades americanos, durante a administração
Obama, fala sobre a pandemia numa entrevista ao
Zeit Online. "Aqui, na Inglaterra o governo listou uma selecção das profissões sistematicamente relevantes — aqueles que trabalham nesses cargos e que podem continuar enviando seus filhos à escola, para serem cuidados. A lista chama a atenção pela incrível ausência de consultores de gestão e de administradores de fundos de investimento! Aqueles que mais ganham dinheiro, nem aparecem. A regra básica é: quanto mais útil é o trabalho, pior ele é pago. Uma excepção são, obviamente, os médicos. Mas mesmo assim você poderia argumentar: no tocante à saúde, a equipe de limpeza nos hospitais contribui tanto quanto os médicos, e grande parte do progresso nos últimos 150 anos veio de uma melhor higiene".
Sobre a hipótese de surgir um movimento de esquerda do tipo
Occupy Wall Street, o autor do livro
Bullshit Jobs diz que se acontecer, o mote será algo como: ocupe o apartamento em que você mora e não pague mais o aluguer. Agora, fala-se muito nas greves das rendas, porque as pessoas não conseguem mais pagar o aluguer, devido à crise do coronavírus. E o verdadeiro ponto é dar suporte aos trabalhadores mais importantes, sistematicamente, e que não receberam o equipamento necessário para realizar seu trabalho com segurança. É de nosso interesse que os trabalhadores da saúde e os entregadores de delivery tenham equipamentos de protecção.
David Graeber, teme que "quando a crise acabar, as pessoas vão fingir que foi só um sonho?Situações semelhantes verificaram~se após a crise de 2008. Por algumas semanas, dizia-se “oh! tudo o que pensávamos que era verdade não é!”. Questões fundamentais finalmente surgiram: o que é o dinheiro? O que são dívidas? Mas, em algum momento,, decidem: “o Vamos fingir que nada aconteceu. Vamos refazer tudo de novo da mesma maneira!” E a política neoliberal e o sector financeiro continuaram".
Sem comentários:
Enviar um comentário