sábado, 4 de abril de 2020

Sistema fem colapso


Os finlandeses alertaram que o estado de bem-estar social mais bem financiado do mundo está em colapso devido ao desemprego em massa provocado pelo coronavírus. Em 30 de Março, a Finlândia disse que estenderia a sua paralisação nacional até 13 de Maio a partir de 13 de Abril. "Parece que o distanciamento social estrito e as quarentenas estão funcionando, mas tem um custo económico enorme. Agora, estamos começando a aprender que o sistema de assistência social do país está quebrando e não pode lidar com o afluxo de desempregados". A Finlândia registou 1.615 casos confirmados de COVID-19 e 19 mortes, de longe, alguns dos números mais baixos quando comparado ao resto da Europa ."Há sinais de que restrições ao movimento civil  estão funcionando", disse Mika Salminen, directora de segurança da saúde do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar Social (THL), a jornalistas numa entrevista colectiva no dia 1 de Abril.
A Bloomberg observa que a Finlândia tem o melhor sistema de assistência social do mundo, que agora está começando a quebrar, já que o aumento nos pedidos de desemprego está sobrecarregando o sistema.E assim, em questão de semanas, 300.000 finlandeses perderam o emprego por causa de quarentenas. A troca está preservando a nação a longo prazo, enquanto lida com a dor económica de curto prazo.
A diretocra administrativa Sanna Alamaki disse e que o financiamento do sistema de assistência social não é a questão ac tual: é "que os pedidos de benefícios não podem ser processados ​​e, consequentemente, o dinheiro não pode ser pago com rapidez suficiente".

Sem comentários: